terça-feira, 26 de junho de 2012

Tabela numérica



Objetivos 
-  Identificar números até 100.
-  Ler, escrever e comparar números em diferentes contextos de uso.
Conteúdos 
-  Ordem de grandeza e regularidade do sistema de numeração. 
-  Leitura e escrita numérica. 
Anos 
1º e 2º. 
Tempo estimado 
Em todos os bimestres/trimestres do ano.
Material necessário 
•  Um cartaz como o modelo abaixo, que vá até 100, deve ser afixado para servir de "dicionário" e ser consultado. 
•  Faça algarismos simples, sem desenhos e bem separados.
 
•  Providencie uma cópia menor para cada aluno e objetos com sequência numérica (fita métrica, calendário ou volantes da Mega Sena).
 
•  As primeiras tabelas devem começar com 1 e não com 0, pois muitos alunos se apoiam na contagem para encontrar as escritas que não conhecem.
 
•  Organize a série de 10 em 10 para a identificação das regularidades.
Flexibilização 
Para alunos com deficiência física (cadeirante e com pouca mobilidade nos membros superiores)
Verifique se os lugares por onde a turma vai passear são acessíveis ao aluno. Durante a volta pelas ruas, peça que trabalhem em pares. O colega pode ajudar o aluno com deficiência física a registrar os números observados. Mas providencie pranchetas inclinadas para fixar o papel, lápis e canetas envolvidas em espuma para que ele também possa trabalhar a escrita de números em sala de aula, mesmo que precise de mais tempo para realizar as atividades propostas.
Desenvolvimento 
1ª etapa
 
Proponha ao longo do ano atividades envolvendo ordenação de números escritos de diferentes grandezas.
Peça, por exemplo, que os pequenos pesquisem em casa a idade de seus familiares e depois, em sala de aula, ordenem os números coletados na família para determinar quem tem o pai mais velho e o mais novo.
Aos alunos que ainda fazem a escrita invertida, mostre a sequência na parede ou na fita métrica, no calendário etc. Apenas corrigir ou fazê-los copiar várias vezes não resolve o problema.

2ª etapa 
Organize uma série de fotos de uma mesma região, mas de diferentes épocas, e anote no verso a data em que foram tiradas. A turma terá de descobrir qual é a mais antiga e a mais recente.
 

3ª etapa 
Outras atividades de ordenação podem ser elencadas. Leve os alunos para dar uma volta e peça que anotem a numeração dos prédios de um trecho da rua. Na classe, proponha que comparem os números, verificando o que muda de um para o outro e se há regularidade. 
Avaliação 
Promova variadas situações em que os pequenos terão que ler, comparar e registrar números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário