SÉRIE: 1º e 2º ano do
Ensino Fundamental
RESUMO
Este trabalho vem mostrar que o objetivo de educar se baseado em valores
significa levar o aluno a refletir sobre sua própria conduta e a dos outros.
Valores estes que precisam ser estimulados tais como: diálogo, justiça,
respeito mútuo, amizade, solidariedade, tolerância; que os fará agir em prol do
outro e em prol do bem comum. Neste Trabalho busca-se desenvolver competências
nas crianças, mostrando-lhes como é possível serem verdadeiros amigos, como
aceitar e respeitar as diferenças do outro, como lidar com as adversidades de
sentimentos. Por tanto se faz necessário que a escola e a família busquem e
promovam um ambiente de aprendizagem constante para o educando, visando suas
necessidades e seu total desenvolvimento.
Palavras Chaves: Educar, Valores, Aprendizagem, Respeitar as
Diferenças, Amizade, Solidariedade, Família, Desenvolvimento.
2) – INTRODUÇÃO
Educar para a cidadania é uma tarefa árdua e requer empenho e muita luta a
fim de se alcançar os objetivos almejados e propostos pelos pensadores de uma
educação presa a democracia, que implica na luta constante pela divulgação e
pelo respeito aos direitos humanos e a inserção dos valores éticos e morais nos
currículos escolares. Os valores funcionam em nossas vidas nos momentos em que
decidimos e agimos, tomando-os por fundamento, por base de nossas ações. O
objetivo de educar baseado em valores significa levar o aluno a refletir sobre
sua conduta e a dos outros. Portanto não podemos esquecer que estamos formando
seres humanos que precisam estar munidos de valores desde muito cedo, pois são
valores como: diálogo, justiça, respeito mútuo, amizade, solidariedade,
tolerância e etc, que os fará agir em prol do outro e em prol do bem comum.
“SOMOS TODOS ANJOS DE UMA ASA SÓ, PRECISAMOS
NOS ABRAÇAR PARA ALÇAR VÔO”...
3) – JUSTIFICATIVA
Devido aos constantes conflitos e preconceitos que se encontram e que
presencia-se no dia a dia das crianças no seu meio social, percebe-se a
importância da realização um projeto que resgatasse alguns valores que devem
fazer parte da vida social de um ser humano. Neste Trabalho busca-se
desenvolver competências nas crianças, mostrando - lhes como é possível serem
verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro, como lidar
com as adversidades de sentimentos. O envolvimento da família no ambiente
escolar e social da criança é fundamental e é um componente importantíssimo
para a aquisição de valores eventualmente assumidos. O ambiente escolar tem sem
dúvida uma função importante de estar instruindo, mostrando caminhos,
apresentando soluções, proporcionando meios de aprendizagem e reflexão sobre a
problemática aqui apresentada. Por tanto se faz necessário que a escola e a
família busquem e promovam um ambiente de aprendizagem constante para o educando,
visando suas necessidades e seu total desenvolvimento.
4) - OBJETIVO GERAL
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar com as crianças,
incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e
colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando valores e o
fortalecimento da auto-estima, a relação interpessoal, o diálogo.
5) - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1- Desenvolver
competências sociais em crianças;
2- Mostrar a
importância da amizade e como serem amigos;
3- Destacar como
lidarem com as quatro emoções básicas: "medo, alegria, tristeza, e ira”.
6 ) - RECURSOS MATERIAS E HUMANOS .
Materiais: Papel pardo, papel
sulfite, e.v.a, cola quente, canetas- hidrocor, tinta-guache, lápis de cor,
canetinha,cola, cola glitter, tesoura, tv, cd, vídeo, som, etc...
Recursos humanos: professor regente e ou auxiliar e os próprios alunos...
7) - COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS
* Afetividade
* Auto-Estima
* Otimismo
* Controle dos
impulsos
* Empatia e
compreensão do outro
* Prestatividade
e solidariedade
* Sinceridade
* Saber Ouvir
* Administração
das emoções
* Comunicação
Interpessoal
8) - ESTRATÉGIAS
Reflexão (algumas questões
relevantes) para pensar:
O que é amizade?
A amizade é o mesmo que amor?
O que é um amigo de verdade?
O que é o medo?
Que coisas nos deixam felizes?
Por quê ficamos tristes?
O que nos deixam com raiva?
Como não falar a um amigo?
Como falar a um amigo?
- Mensagem para refletir "o que é ser amigo"
- A importância da amizade
- Contando histórias, temas: respeito, sentimentos, disciplina,
solidariedade, amizade; “coleção: Cida Lope”.
- Fazendo representações através de desenhos dos personagens da história
destacando o que mais lhe chamou atenção nas historinhas contadas.
- Representar, falar e ou cantar atitudes e sentimentos de um verdadeiro
amigo.
- Realizar debates sobre as atitudes positivas e negativas levando-os a uma
reflexão.
- Confecção de mural com fotos em momentos diversos que expressem os
valores assumidos.
- Músicas diversas sobre amigos
Solicitar que os alunos expressem seus sentimentos pelo próximo através de
desenhos, pintura colagens, desenhos.
- dinâmica do abraço
- dinâmica da caixinha de bombom
- Apresentação de um vídeo musical envolvendo as relações interpessoais
cotidianas para ajudá-los a refletir e aprenderem a lidar com as diferenças
respeitando o seu próximo, levando-os a perceber que é possível construirmos um
ambiente harmonioso, que é importante sermos amigos, que é possível falar sobre
diferentes sentimentos, aprender a lidar com verdades e com as mentiras, com a
ira e com a dor, com o medo e com a tristeza, com a alegria e a felicidade e
como expressar o que lhes agrada e desagrada.
9) - CULMINÂNCIA
Fazer um
piquenique ou encontro das turmas com apresentações de dramatizações.
10) - AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua através das atitudes dos alunos em sala de
aula , no pátio, da escola, antes e depois de cada atividade proposta . No
intuíto de observar se os valores propostos e apresentados foram eventualmente
assumidos e incorporados pelos alunos.
11) - CRONOGRAMA
Terá duração de
dois meses (a escolha da instituição).
12) –REFERÊNCIAS:
Lope, Cida . Descobrindo Valores, Editora Brasileitura.
Carneiro, Liliane – Quem vou ser quanto Crescer – Editora: Paulina
Parâmetros Curriculares Nacionais - “PCNs das Séries Iniciais”
- Ministério da Educação – Temas Transversais e Ética, Volume 8 – Brasília,
2001.
Obs:Este
Projeto foi elaborado por: LEITE, Kelvia
Fabiana Tavares – Professora de Educação Infantil de I à IV Série
Especializada em Educação Infantil e Alfabetização
Reelaborado por Luciene de Matos Miranda
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