terça-feira, 26 de junho de 2012

Análise de regularidades do sistema de numeração decimal


Objetivos
- Dispor de um instrumento que permita aos estudantes ler e escrever números que ainda não aprenderam a escrever de memória;
- Construir na criança uma boa imagem mental da série numérica, de sua organização e de suas regularidades, para considerar que essa sequência de números se prolonga;
- Estabelecer relações de maior e menor entre os números, conforme o "vem antes" ou "vem depois" na série numérica.
Conteúdos 
- Quantidade de algarismos dos números
- Regularidades do sistema de numeração decimal
- Numeração escrita e numeração falada
- Série numérica
Ano 
1º e 2º.
Tempo estimado 
3 aulas
Flexibilização
Para alunos com deficiência auditiva (perda auditiva parcial)
Acomode a criança com perda auditiva nas primeiras carteiras da sala de aula, bem perto do professor, e sempre que alguém for falar com ela, diga para que fique de frente (permitindo, assim, que se faça a leitura orofacial). Quando o aluno contar, oriente-o a tocar cada um dos números com o dedo para que perceba a sequência e o avanço das quantidades. Promova contagens em que toda a turma tenha de marcar os números com a batida de um pé ou das mãos. Explique as etapas do trabalho ao estudante por meio de exemplos e com instruções individuais. Depois, faça as mesmas propostas lançadas ao grupo. Se considerar válido, proponha atividades em duplas e instrua a criança que fará parceria com ele quanto à participação de ambos. Você também deve deixar à disposição do aluno com deficiência auditiva um quadro numérico e estimular seu uso para consulta ou para confirmar hipóteses.
Desenvolvimento 
1ª etapa
Nas atividades com números de dois algarismos, peça que a turma resolva os seguintes exercícios:

1. Observe o números abaixo:

QUARENTA E UM: 41         SESSENTA E TRÊS: 63         CINQUENTA E OITO: 58

Quantos algarismos cada número tem? _________

2. Escreva outros números que você conhece com dois algarismos: 









3. Pinte todos os números de dois algarismos do quadro numérico abaixo: 


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
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28
29
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35
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39
40
41
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44
45
46
47
48
49
50
51
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53
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55
56
57
58
59
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61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
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72
73
74
75
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77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
104
105
106
107
108
109
110
111
112
113
114
115
116
117
118
119


- Qual é o menor número de dois algarismos? _______
- Qual é o maior número de dois algarismos?
__________
- Há quantos números de dois algarismos começados por: 
1
2
3
4
5
6
7
8
9










2ª etapa
Prepare um quadro numérico que vá de 1 a 60, mas com alguns números colocados fora de ordem. Peça para que os alunos descubram quais são eles e pinte-os.
1
2
3  
4
5
6
7
10
11


14
15






22



23




31


36




89







42




32







60

Para finaliza esta etapa da atividade, organize uma discussão coletiva baseada nas seguintes perguntas:
- Qual é o menor número?
- Pinte no quadro (de vermelho) o dia de hoje.
- Quais números estão entre o 20 e o 30?
- Qual número vem depois do 45?
- Qual número vem antes de 29?
Assista à aplicação da 2ª aula no vídeo "Analisando regularidades no quadro numérico"
3ª etapa
Neste momento, os alunos serão apresentados ao jogo "Detetive de números". Explique as regras: você vai escolher um número do quadro numérico e eles deverão fazer perguntas para descobrir o número escolhido. Esclareça que você só pode responder "sim" ou "não". Assim, eles devem fazer perguntas do tipo "o número é menor que 30?". Se notar que algumas crianças não estão participando ou não conseguem compreender muito bem como o jogo funciona, entregue quadros numéricos para elas usarem como referência.
Continue o jogo, escolhendo os alunos que farão perguntas e estimulando-os a tentar descobrir qual é o número misterioso que você escolheu.
Assista à aplicação da 3ª aula no vídeo "Detetive de números"
Avaliação 
Observe a participação de cada aluno. Registre os conhecimentos e as dificuldades que apresentaram no início da sequência didática e compare com o desempenho demonstrado no final da 3ª etapa.


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